Nova Mutum, 12 de Setembro de 2025

PUBLICIDADE

Gestor do INSS recebe reportagem para falar da falta de perito na unidade de Nova Mutum

Foto: Reprodução

O gestor da agência do INSS de Nova Mutum, Sr. Lineu Martins de Oliveira cedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (12) para comentar a reportagem do portal de notícias local Power Mix que foi ao ar na última quarta-feira (10).

Lineu Martins falou do que ele considera um erro a reportagem não ter falado com ele antes de publicar a reportagem e o repórter Mauro Fonseca argumentou que tentou primeiro os meios digitais sem sucesso e se posicionou de forma cordial com que foi recebido.

Ao falar do problema em tela que é a falta do médico perito na unidade, Lineu contou ao repórter que por escolha dos dois profissionais que havia na cidade até o ano de 2020, eles decidiram ir embora e desde então o governo federal não repôs esse profissional essencial e não há previsão de que venham outros por enquanto.

As perícias se tornaram um problema nacional é não um fato isolado e deliberado pela agência mutuense. Cabe ressaltar ainda que segundo Lineu, o local mais próximo para as perícias é a cidade de Lucas do Rio Verde e ele entende e se preocupa com as pessoas que precisam se locomover muitas vezes em más condições de saúde, tirando ainda os gastos gerados com essa locomoção.

Foi comunicado também pelo gestor que mesmo diante das dificuldades estruturais, o INSS de Nova Mutum está emitindo a guia de requerimento para a perícia por via online. Ele conta que ao retirar o requerimento de atestado, a pessoa leva o documento até seu médico, traz o atestado até a agência e esta envia ao perito responsável que de forma remota defere ou não o pedido.

Lineu conta que ainda há uma grande dificuldade dos usuários em utilizar o aplicativo “MEU INSS” para estes agendamentos e se a população se habituasse a fazer os trâmites eletrônicos uma parte do acúmulo de agendamentos presenciais seria diminuído.

Além de Lucas do Rio Verde, o INSS da região possuí perícias presenciais em Sorriso, Sinop, Várzea grande e Cuiabá, mas estas distâncias muitas vezes são um entrave pela dificuldade e custos de locomoção e esta é exatamente a queixa maior da sociedade.

Outro assunto da conversa foi a greve deflagrada hoje pelo órgão a nível de Brasil. Lineu esclareceu que a greve é facultativa e assegurou que a agência de Nova Mutum não irá aderir.

A reportagem esclarece que entende e que em nenhum momento quis deixar subentendido que a culpa da falta de perito em Nova Mutum é da agência local.

Em conversa com especialistas em direito tributário e previdenciário o Power Mix analisa meios jurídicos de fazer uma petição mesmo que em forma de liminar para que a cobrança do INSS na folha de pagamento seja suspensa até que o governo federal tome uma providência e resolva o problema.

O Power Mix garante que vai continuar em busca de apoio para a saída do problema e que vai a partir de agora procurar a bancada federal de deputados e senadores de Mato Grosso para levar a idéia a frente.

MAURO FONSECA – POWER MIX

FOTO: DJEFERSON KRONBAUER

ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATSAPP  E RECEBA INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL (CLIQUE AQUI)

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS FACEBOOK | INSTAGRAM

COMPARTILHE

VEJA TAMBÉM