Na manhã de quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, a Câmara Municipal de Nova Mutum deu mais uma demonstração concreta de responsabilidade com o dinheiro público. O presidente do Legislativo, vereador Lucas Badan Faria (União Brasil), esteve reunido no gabinete do prefeito Leandro Félix (União Brasil) para oficializar a devolução de R$ 2.970.373,16 aos cofres do município, valor economizado ao longo do exercício de 2025. O encontro simbolizou a harmonia entre os Poderes e o compromisso institucional com uma gestão eficiente e transparente.
Também participaram da reunião o vereador Rafael Brignoni (PL), Murillo Oro, diretor-geral da Câmara de Nova Mutum, além do procurador do município, Alex Brescovit, e do secretário de gabinete, Diego Rufino. A reunião no gabinete denotou caráter institucional do ato, que marca o encerramento do primeiro ano do biênio da atual Mesa Diretora, presidida por Lucas Badan Faria. A devolução do recurso representa uma das maiores economias já registrada pelo Legislativo municipal em um único exercício.
A expressiva quantia devolvida é resultado de uma política administrativa pautada na austeridade e no zelo com o dinheiro público. Desde o início de sua gestão, Lucas Badan Faria assumiu o compromisso de utilizar com responsabilidade os recursos repassados à Câmara por meio do duodécimo, adotando medidas de contenção de gastos e revisão de despesas internas, sem comprometer o funcionamento do Poder Legislativo.
Entre as ações implementadas, destacam-se a redução de verbas indenizatórias destinadas a servidores e o aperfeiçoamento dos controles administrativos, o que possibilitou uma economia direta de quase 3 milhões de reais ao longo do ano. Somam-se a esse valor R$ 196.181,41 provenientes de aplicações financeiras realizadas pela Câmara Municipal, recursos que foram devidamente resgatados para compor o montante devolvido ao Executivo.
Para o presidente da Câmara, a devolução é reflexo de uma gestão planejada e comprometida com o interesse coletivo.
“Desde o primeiro dia deixamos claro que cada centavo do orçamento da Câmara seria tratado com respeito. Nosso objetivo foi fazer o Legislativo funcionar bem, com eficiência, e devolver à população aquilo que não fosse essencial ao custeio da Casa. Essa economia mostra que é possível fazer mais, gastando menos e com transparência afirmou Lucas Badan.
A iniciativa deixa claro a relevância da Câmara Municipal de Nova Mutum como instituição fundamental para o equilíbrio das contas públicas e para o desenvolvimento do município. Ao promover uma gestão responsável, o Legislativo contribui diretamente para que mais investimentos cheguem às áreas prioritárias, beneficiando a população e fortalecendo a confiança da sociedade no trabalho dos vereadores.
De acordo com o presidente Lucas Badan, a ação faz parte do compromisso que ele assumiu com toda a mesa diretora e com os demais parlamentares, quanto à ética, planejamento e diálogo institucional, enquanto estiver à frente da casa na condição de gestor e ordenador de despesas.
ASCOM




