Nova Mutum, 21 de Novembro de 2024

PUBLICIDADE

Após reverter cassação, ex-deputado de MT é nomeado em cargo estratégico no governo Lula

Foto: Reprodução

Após reverter sua cassação na eleição de 2018 e, consequentemente, sua inelegibilidade, o ex-deputado federal Neri Geller (PP), foi nomeado como secretário nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, pasta comandada pelo senador mato-grossense Carlos Baqueta Fávaro (PSD). A publicação da nomeação ocorreu no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (22).

Desde o início do governo Lula (PT), Neri era cotado para ocupar cargo de destaque no Ministério da Agricultura. Todavia, o imbróglio jurídico, já que sequer teve seus votos na disputa ao Senado computados, o impediu de assumir as funções. Diversos aliados seus foram nomeados em funções estratégicas no Mapa.

Na última semana, o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou recurso de sua defesa e reverteu sua cassação. Diante disso, já era esperada sua nomeação no Governo Federal.

A nomeação de Geller aproxima ainda mais o governo Lula do agronegócio. Militante no setor, o ex-deputado apoiou o petista desde o primeiro das eleições presidenciais, quando a maioria do segmento apoiava Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, aproxima ainda mais o presidente petista do ex-governador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Borges Maggi (PP). Maggi foi um dos apoiadores de Neri na disputa contra Wellington Fagundes (PL) ao Senado e comemorou a decisão favorável ao pepista na última semana. “Quero ver os votos, lá também está o meu”, escreveu. 

J1 AGORA

COMPARTILHE