A TV Câmara de Nova Mutum acompanhou, nesta semana, o vereador Altair Albuquerque (PP) para verificar de perto o funcionamento da ação voltada ao atendimento das famílias do município, desenvolvida em parceria com papelarias credenciadas pelo Poder Público.
A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas articuladas pela Câmara de Vereadores, com foco na ampliação do acesso a materiais escolares e no fortalecimento da economia local.
A ação é resultado da Indicação nº 037/2025, de autoria do vereador Altair Albuquerque (PP), que propôs a aquisição de materiais escolares por meio de um cartão específico.
Para o vereador, os números refletem a efetividade da política pública.
“A proposta nasceu do diálogo direto com as famílias, que buscavam mais liberdade para escolher os materiais e, ao mesmo tempo, fortalecer o comércio de Nova Mutum. Estamos garantindo dignidade às famílias e melhores condições de aprendizado às crianças” , afirmou Altair.
A indicação teve origem ainda na legislatura anterior, a partir de demandas apresentadas pela população ao Poder Legislativo.
Inicialmente, a sugestão previa a criação do cartão material escolar como alternativa ao modelo tradicional de entrega centralizada.
Após a aprovação da matéria pelos vereadores, o Executivo Municipal estruturou o sistema de credenciamento, que beneficiou as papelarias locais e a população que mais precisa.
De acordo com os dados apresentados, mais de nove mil kits escolares foram licitados pelo município, com a entrega de mais de sete mil unidades às famílias beneficiadas.
A indicação contou com o apoio de todos os parlamentares da Casa de Leis, a coautoria dos vereadores, Lucas Badan Faria (UNIÃO BRASIL), Lurdes Costa Marque (REPUBLICANOS), Bia Kohler (UNIÃO BRASIL), Maciel Souza (REPUBLICANOS), Rafael Brignoni (PL) e José da Paixão (UNIÃO BRASIL), demonstrando unidade em torno de uma pauta de interesse coletivo.
A matéria foi pautada pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Badan Faria (UNIÃO BRASIL), e aprovada por unanimidade durante sessão plenária.
Altair mencionou que expectativa para este ano é de um investimento pelo Executivo, superior a 140 milhões de reais no programa de credenciamento.
Esse modelo não beneficia apenas a educação, mas movimenta diversos setores da economia local e gera oportunidades para empreendedores do município” , destacou Altair Albuquerque.
Ao ouvir a comunidade e transformar demandas em ações concretas, o Parlamento Municipal contribui de forma direta para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
O trabalho conjunto dos vereadores assegura políticas públicas eficientes, transparência administrativa e resultados concretos para a população, consolidando o Legislativo como espaço democrático, participativo e essencial ao desenvolvimento sustentável de Nova Mutum e promovendo cidadania, educação, inclusão social e crescimento.
ASCOM




