Na última quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal promoveu a segunda edição do programa Câmara Itinerante, desta vez na comunidade Ranchão.
O objetivo da iniciativa é aproximar o Poder Legislativo da população, oportunizando aos moradores de comunidades mais distantes o espaço para dialogar, apresentar demandas e sugerir melhorias.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Lucas Badan, e os vereadores José da Paixão, Cristiano Bicô, Ataíde Baguncinha, Maciel Souza, Beatriz Kolher, Lurdes Costa Marques, Carmem Casagrande e Jaiane Santos.

Visitas pela manhã
A agenda iniciou na Unidade de Saúde da comunidade, onde os parlamentares foram recepcionados pela coordenadora Gabriela Cristina.
O bom atendimento da equipe foi elogiado, mas também foram relatadas as principais necessidades locais, como a falta de uma ambulância para atender pacientes em deslocamento até Nova Mutum, a necessidade de contratação de fisioterapeuta e psicólogo, além da dificuldade causada pela falta de energia elétrica, que em algumas ocasiões provoca perdas de vacinas.

Em seguida, a comitiva esteve na Escola Estadual Padre Johannes, recebida pela diretora Regiane.
Durante a visita, foi apresentado o projeto da Horta Comunitária, desenvolvido desde 2022. O projeto contribui com a cantina escolar, promove a educação alimentar, estimula a sustentabilidade e ensina empreendedorismo aos alunos, que chegam a comercializar hortaliças para professores e comunidade.
A escola também solicitou melhorias como iluminação da quadra esportiva e a instalação de um playground para os alunos menores.

A terceira parada foi na Escola Municipal Sementes do Futuro, que atende desde a creche até o Infantil 5.
Os vereadores foram recebidos pela diretora Clarice e acompanharam apresentações culturais feitas pelos alunos, que emocionaram a todos.

Ainda pela manhã, os parlamentares vistoriaram obras em andamento na comunidade, como a construção da nova Subsecretaria de Obras, com investimento de R$ 1,4 milhão, e o Centro Social, no valor de quase R$ 6 milhões.
Agenda da tarde
O período vespertino iniciou na tradicional Escola Agrícola Ranchão, onde os vereadores foram recebidos pela supervisora pedagógica Adriana. Atualmente, a unidade atende cerca de 120 alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em Agropecuária e passou por um processo de transição administrativa sendo hoje gerida pelo Senar. A escola tem grande relevância regional, atraindo estudantes de diversas cidades.

A última visita do dia foi ao Centro Social Interação, espaço vinculado à Assistência Social, que atende 53 crianças no contraturno escolar.
No local, os alunos participam de oficinas de artesanato, pintura e atividades de conscientização sobre combate ao bullying e respeito ao próximo.
A coordenadora Crislaine da Silva apresentou o trabalho realizado e destacou a importância da instituição para a comunidade.
Demandas registradas
Encerrando a programação, na sede da Subsecretaria de Obras foram consolidadas as reivindicações levantadas durante as visitas e pelos moradores, entre elas:
• Disponibilização de um ônibus para o transporte da comunidade até a cidade;
• Internet na unidade de saúde;
•Asfaltamento da Linha 100;
• Construção de uma ciclovia;
• Ampliação da iluminação pública;
• Instalação de uma placa de identificação e boas-vindas na entrada da comunidade;
• Limpeza dos cabos de energia ao longo das vias públicas; •
Disponibilização de um coveiro para o distrito;
• Garantia de conduta ética dos profissionais de saúde no PSF;
• Um carro para transporte de pacientes na unidade de saúde.
O presidente da Câmara, Lucas Badan, destacou a relevância da iniciativa:
A Câmara Itinerante é um compromisso de escuta ativa e de aproximação com a comunidade. Nosso papel é ouvir as demandas de perto e buscar soluções, levando ao Executivo as necessidades apresentadas pela população,” afirmou o presidente.
A segunda edição reforça o comprometimento da Câmara Municipal com o diálogo e a participação cidadã, garantindo voz às comunidades mais distantes e contribuindo para o desenvolvimento do município.
ASCOM