Uma transportadora de Nova Mutum/MT foi alvo de um golpe sofisticado envolvendo a clonagem de documentos e o desvio de uma carga de soja. O caso veio à tona na tarde desta terça-feira (11), quando um representante da empresa procurou a Delegacia de Polícia Civil para denunciar o crime.
De acordo com as informações repassadas, criminosos conseguiram falsificar a documentação de um caminhão e suas carretas, além de clonarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de um motorista da transportadora. Com esses documentos falsos, os golpistas se passaram por funcionários legítimos da empresa e retiraram, de maneira fraudulenta, uma carga de 50.420 kg de soja em uma fazenda localizada no município. O destino correto da mercadoria era Alto Araguaia/MT, mas os suspeitos desviaram o carregamento.
Para dar mais credibilidade ao golpe, os fraudadores entraram em contato com a empresa que receberia a carga, se apresentando como funcionários da transportadora. Eles chegaram a enviar uma imagem de um cartão de abastecimento da empresa e solicitaram um adiantamento financeiro, tentando obter mais vantagens com a ação criminosa.
A Polícia Civil já está conduzindo as investigações para identificar os responsáveis e tentar recuperar a carga desviada. O caso levanta um alerta sobre a necessidade de reforço na verificação de documentos e na comunicação entre transportadoras e empresas destinatárias para evitar fraudes desse tipo.
DIGITAL NEWS MT