Mais de sete toneladas de drogas foram apreendidas entre janeiro e maio deste ano pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. As ações repressivas do grupo são realizadas em 28 municípios na faixa de fronteira. Os principais entorpecentes apreendidos são pasta base, cocaína e maconha.
Além do combate ao tráfico de entorpecentes, o Gefron fez apreensão de moeda nacional e de madeiras nestes cinco primeiros meses de 2023. No caso da moeda nacional, as ações policiais resultaram na apreensão de mais de R$ 11 mil. Já com relação às apreensões de madeira, o Gefron apreendeu 68 m3.
A Base Operacional da unidade está localizada em Porto Esperidião (323 km de Cuiabá). A Base de Inteligência e o Canil ficam em Cáceres (219 km de Cuiabá).
Para o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto, o volume expressivo de apreensões é resultado do empenho dos policiais, além dos investimentos feitos pelo Governo do Estado.
“Os recursos em investimento e custeio empregados pelo Governo do Estado possibilitam o Gefron ser umas das forças de segurança mais equipada e preparada do Brasil. Soma-se a isto, a dedicação dos operadores e a capacidade de trabalhar integrado junto a outras forças de segurança. Desta forma, o Gefron tem entregado um serviço de qualidade e eficiência”.
OLHAR DIRETO