Nova Mutum, 10 de Dezembro de 2024

PUBLICIDADE

Lula se reúne com Fernández para propor linha de crédito à Argentina

Foto: Reprodução

Argentina enfrenta uma grave crise econômica, com peso desvalorizado e inflação registrando percentuais inéditos em 30 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na tarde desta terça-feira (2/5), com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O encontro está previsto para as 17h, no Palácio da Alvorada.

Durante a reunião entre os dois chefes de Estado, Lula deve propor a Fernández uma linha de crédito para que a Argentina compre produtos brasileiros. A ideia é que seja criado uma espécie de “crédito de exportação”, um financiamento às empresas brasileiras que vendem para empresas argentinas que importam serviços e mercadorias do Brasil.

“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas [argentinas] que importam serviços e mercadorias do Brasil”, disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, em entrevista à GloboNews.

BNDES deve financiar linha de crédito

Segundo ele, cerca de 210 empresas brasileiras exportam para a Argentina. O país é um dos principais parceiros econômicos do Brasil, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.

No ano passado, as exportações do Brasil para o país vizinho somaram R$ 15,3 bilhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A expectativa é de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie a linha de crédito. Nessa hipótese, o BNDES repassa os recursos para a empresa brasileira que vai exportar seus produtos ou recursos. Caso a Argentina não pague o empréstimo, o Fundo de Garantia à Exportação assume o valor devido.

“O BNDES tem muita experiência nisso, de financiamento de exportações. O papel do BNDES é essencial nesse processo, mas obviamente tem toda uma governança interna do BNDES do ponto de vista de garantias, exigências que precisam ser cumpridas, e o BNDES vem apoiando e participando dessas discussões”, afirmou Gabriel Galípolo.

Crise econômica argentina

A Argentina enfrenta uma grave crise econômica. O dólar, por exemplo, tem registrado recordes em comparação ao peso, moeda argentina. A inflação no país está 104% ao ano, maior percentual em 30 anos.

Recentemente, Alberto Fernández anunciou que não vai se candidatar à reeleição. No anúncio, ele disse que a Argentina enfrenta “tantas dificuldades”, citando que há famílias em situação de pobreza ou de baixa renda e a seca que atinge o país, chamada por Fernández de a pior do último século.

Lula e Alberto Fernández são aliados políticos. Fernández, por exemplo, esteve na posse de Lula em 1º de janeiro deste ano, e visitou o aliado quando o petista estava preso em Curitiba (PR), em razão de uma condenação na Operação Lava Jato.

Em janeiro deste ano, Lula foi a Buenos Aires, em sua primeira viagem internacional como novo presidente do Brasil. Em discursos, os dois chefes de Estado defenderam a criação de uma moeda comum.

Metrópoles

COMPARTILHE