Um incêndio o no secador de grãos da Fazenda Dona Aurora, localizada a 23 km da MT-242, em Vera, no norte do estado, nessa terça-feira (13), destruiu mais de 80 toneladas de milhos. Nenhum trabalhador ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria dos produtos dentro do secador entraram em chamas ou rodeados pelo fogo.
Segundo os militares, a estratégia estabelecida foi retirar todo o milho do secador, resfriar gradativamente a estrutura do complexo para que, com isso, atingissem o funil de carga superior no topo da torre de secagem e estabelecessem o combate ao incêndio através desse ponto.
O funil de carga distribui os grãos por toda a câmara de secagem. Logo, se jogar água através desse compartimento, ela também se distribuirá por todo o secador.
O Corpo de Bombeiros informou que as chamas no complexo foram controladas, mas as equipes permaneceram no local por 12 horas para controlar as reativações do incêndio e manterem as áreas de risco isoladas.
Foram utilizados dois caminhões de incêndio e uma caminhonete junto com oito militares. Além disso, a fazenda apoiou a operação com maquinários, caminhões pipas e funcionários. Ao todo foram utilizados mais de 150 mil litros de água.
As causas do incêndio serão analisadas através da perícia.
G1 MT