Uma moradora do Distrito Ranchão procurou o site Digital News MT na tarde desta quinta-feira (03), para denunciar um suposto erro médico cometido no atendimento ao seu filho, de apenas 1 ano e 9 meses, no Pronto Atendimento (PA) de Nova Mutum.
Segundo a mãe, a criança havia terminado recentemente um tratamento com antibiótico para amigdalite. E no dia 1.º de julho (terça-feira), a família procurou o PA para dar continuidade no tratamento. Após avaliação, o médico plantonista diagnosticou a síndrome mão-pé-boca e prescreveu, entre outros medicamentos, o spray Antiseptico Hertz para aplicação na cavidade oral.
No entanto, segundo os pais, após o uso do produto a criança passou mal a noite toda, o que motivou novo atendimento na manhã seguinte. Em nova consulta com outra médica, a medicação foi alterada. Durante a compra do novo medicamento, a farmacêutica alertou os pais de que o spray utilizado anteriormente não era apropriado para uso oral, especialmente em crianças tão pequenas, e sim indicado para uso externo em feridas cutâneas.
Diante da situação, os pais buscaram esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Saúde, mas alegam que não obtiveram resposta concreta. Relatam ter entrado em contato com um representante da gestão, chamado Anderson que, segundo ela, teria confirmado verbalmente que houve uma prescrição inadequada, mas sem fornecer qualquer tipo de orientação oficial, explicação formal ou encaminhamento para apuração do caso.
A família expressa indignação com o que chamou de falta de responsabilidade e transparência por parte dos envolvidos, ressaltando que o suposto erro poderia ter causado consequências graves para a saúde da criança.


Uso de medicamento com lidocaína em menores de 2 anos
O spray Antiseptico Hertz prescrito na receita contém lidocaína, substância contraindicada para aplicação em mucosas orais de crianças menores de 2 anos, segundo alertas de segurança farmacológica. O uso inadequado pode gerar reações adversas como convulsões, dificuldade de deglutição e toxicidade.
O Antisséptico Hertz é indicado para uso externo na pele, sendo utilizado na limpeza e desinfecção de feridas, como cortes, arranhões e queimaduras leves. Não deve ser usado em crianças menores de 2 anos.
Nota da Redação:
Esta matéria tem caráter informativo e se baseia no relato de moradores que procuraram voluntariamente o portal para expor sua experiência. O site Digital News MT não faz acusações, apenas registra os fatos conforme apresentados pelas partes envolvidas. O espaço permanece aberto para esclarecimentos e manifestações da Secretaria Municipal de Saúde, dos profissionais mencionados e de quaisquer envolvidos. Prezamos pelo jornalismo responsável e pelo direito de resposta, garantido a todos.
Se você tiver denúncias ou relatos de atendimentos médicos duvidosos em sua região, envie para a redação do Digital News MT
DIGITAL NEWS MT