Osmar Isoton solicita aquisição de uma carreta abatedouro com câmara fria para otimizar estrutura de abate das comunidades do município

CÂMARA DE NOVA MUTUM

Apresentada pelo vereador Osmar Isoton, uma indicação que solicita ao prefeito Leandro Félix, a necessidade de adquirir uma carreta de abatedouro com Câmara Fria de Multifunção para pescados, frangos e pequenos animais, no município de Nova Mutum.

De acordo com o parlamentar, o pedido visa otimizar a estrutura de abate, atendendo as diversas comunidades do município, facilitando a mão de obra da operação, realizando escalas de abate por setor, reduzindo o custo da carne no mercado, ampliando a garantia da qualidade do produto para o consumidor final e agregando valor a atividade do pequeno produtor.

 Um abatedouro instalado em um caminhão ajudará pequenos produtores a realizar abates, respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. Por ser móvel, tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade, contribuindo para reduzir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos que chegam à mesa dos consumidores” justificou o parlamentar.

Em defesa da solicitação, Isoton destaca que a disponibilidade da carreta câmara fria irá contribuir significativamente para que os pequenos produtores que abatem em menor escala possam atender com mais expressividade ao mercado local e regional, tendo em vista que pela inexistência de uma estrutura adequada e pelo alto custo de construção de instalações fixas, hoje a produção de frangos, pescados e derivados, acaba correndo o risco de ficar comprometida.

Outro ponto positivo salientado pelo parlamentar, é que a aplicação de escala de produção e distribuição à população, reduzirá a perca do produto, permitindo a formação de uma equipe de processamento reduzido e qualificado. Além disso, o uso da tecnologia como aliada, permitirá que as produções tenham regulamentação com Lei própria, para que os produtos possam ser vendidos para outros municípios.

SECOM/NM

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *