Nova Mutum, 12 de Dezembro de 2024

PUBLICIDADE

Osmar Isoton solicita aquisição de uma carreta abatedouro com câmara fria para otimizar estrutura de abate das comunidades do município

Foto: Reprodução

Apresentada pelo vereador Osmar Isoton, uma indicação que solicita ao prefeito Leandro Félix, a necessidade de adquirir uma carreta de abatedouro com Câmara Fria de Multifunção para pescados, frangos e pequenos animais, no município de Nova Mutum.

De acordo com o parlamentar, o pedido visa otimizar a estrutura de abate, atendendo as diversas comunidades do município, facilitando a mão de obra da operação, realizando escalas de abate por setor, reduzindo o custo da carne no mercado, ampliando a garantia da qualidade do produto para o consumidor final e agregando valor a atividade do pequeno produtor.

 Um abatedouro instalado em um caminhão ajudará pequenos produtores a realizar abates, respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. Por ser móvel, tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade, contribuindo para reduzir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos que chegam à mesa dos consumidores” justificou o parlamentar.

Em defesa da solicitação, Isoton destaca que a disponibilidade da carreta câmara fria irá contribuir significativamente para que os pequenos produtores que abatem em menor escala possam atender com mais expressividade ao mercado local e regional, tendo em vista que pela inexistência de uma estrutura adequada e pelo alto custo de construção de instalações fixas, hoje a produção de frangos, pescados e derivados, acaba correndo o risco de ficar comprometida.

Outro ponto positivo salientado pelo parlamentar, é que a aplicação de escala de produção e distribuição à população, reduzirá a perca do produto, permitindo a formação de uma equipe de processamento reduzido e qualificado. Além disso, o uso da tecnologia como aliada, permitirá que as produções tenham regulamentação com Lei própria, para que os produtos possam ser vendidos para outros municípios.

SECOM/NM

COMPARTILHE