Nova Mutum, 22 de Dezembro de 2024

PUBLICIDADE

Parlamentares prestigiam Projeto Ciência Móvel em Nova Mutum – Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Evento promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITEC, por meio de unidade móvel, tem o intuito de popularizar a ciência e a tecnologia no Estado de Mato de Grosso, de forma a permitir o acesso a toda a população mato-grossense

Em visita ao Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITEC, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mutum, José da Paixão e os vereadores Altair e Beatriz Matos Kohler, acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jimmy Huppes, estiveram na carreta baú, adaptada para receber o projeto Ciência Móvel, que tem o intuito de popularizar a ciência e a tecnologia no Estado de Mato de Grosso, de forma a permitir o acesso à toda população mato-grossense através da unidade móvel.

 Estes eventos, realizados em parceria com a SECITEC, tem resultado em bons frutos em nosso município, engradecem a área de educação e diminui as distâncias para o alcance do conhecimento, muitas vezes, possibilitadas apenas nos grandes centros. Sendo assim, uma oportunidade como esta certamente deveria ser prestigiada pela comunidade” destacou o secretário.

A carreta, composta por 6(seis) ambientes de exposições, divididos na parte interna da unidade móvel, tendas anexas e planetário digital, com 32 instalações, as quais abordam áreas do conhecimento integradas, sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e biodiversidade do Estado, visando ainda, a valorização das vocações, potencialidades, riquezas e perpetuação dos valores mato-grossenses, oportunizando aprendizagem e entretenimento aonde passam.

 Esta é uma experiência muito rica ofertada gratuitamente a população mutuense, que tem neste projeto a oportunidade de expandir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Uma oportunidade que não deve ser desperdiçada” ressaltou José da Paixão

Na unidade móvel, a estrutura está dividida da seguinte forma: a sala 01 é chamada de “Sala da Biodiversidade”, sendo que o ambiente é composto por um holograma e pela projeção de um vídeo nas quatro paredes da sala, o qual tem por objetivo apresentar o projeto e sensibilizar os visitantes para a importância da ciência e biodiversidade, com já mencionado anteriormente.

A sala 02 é chamada de “Sala da Ciência da Natureza” e, através das 12 instalações presentes, tem a finalidade de abordar os fenômenos observados na natureza, por meio de experimentos, demonstrando sua relação com os conteúdos de diversas áreas da ciência. “Sala da luz, imagem e movimento” é a denominação da sala 03.

Neste ambiente, através de 07 instalações, são evidenciados os aspectos e propriedades da luz, da imagem, do movimento e de fenômenos relacionados. A última sala de visitação da unidade móvel, a sala 04, possui uma estrutura de auditório.

Por ser uma sala versátil pode ser utilizada, além da projeção de filmes, para ministrar oficinas, trocar experiências com os visitantes, dentre outras atividades relacionadas com o projeto. Na parte externa do circuito, há o planetário digital que atrai os visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360º, os quais abordam assuntos de astronomia. Além dele, há ainda anexado à unidade móvel, 02 tendas infláveis com 10 instalações, as quais tem por objetivo recepcionar e acolher os visitantes no momento em que chegam ao projeto e para entretê-los antes e após a visita à unidade móvel e ao planetário.

Os responsáveis pelo MT Ciências-Circuito Itinerante, composto por um time de onze profissionais, que tem a função como eles mesmo relatam “descomplicar a ciência e torná-la divertida para todos os povos”, convidam a população mutuense a prestigiar o espaço, que permanecerá no município até o final desta semana.

ASCOM/NM

COMPARTILHE