Um homem identificado como possível líder de uma organização criminosa voltada para prática de estelionato virtuais teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, no início da tarde desta quinta-feira (01.06), em ação da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá.
SIGA NOSSAS PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK I INSTAGRAM I GRUPO WHATSAPP
O suspeito de 54 anos foi localizado na região de Barão de Melgaço, à beira do Rio Cuiabá. O investigado possui antecedentes criminais e havia rompido a tornozeleira eletrônica em novembro de 2022.
A ação é desdobramento da Operação Falso Amigo, deflagrada especializada no dia 23 de maio, ocasião em foram cumpridas 31 ordens judiciais resultando na prisão de cinco pessoas supostamente ligadas à organização criminosa.
Com base nas investigações, também foi representado pela ordem de prisão do suspeito identificado como líder do grupo, que foi deferida pela Justiça e cumprida nesta quinta-feira (01).
Durante as diligências de buscas do foragido, a equipe da Delegacia de Estelionatos precisou atravessar o Rio Cuiabá com uma embarcação, conseguindo chegar no exato local onde o investigado se encontrava foragido.
As diligências continuam para localizar os demais envolvidos.
Operação Falso Amigo
Deflagrada no dia 23 de maio, a investigação que culminou na operação busca desmantelar um grupo criminoso especializado em golpes do “Perfil Falso” por meio de aplicativo de mensagens.
Nas fraudes, parte do grupo se passa por parente ou pessoa próxima das vítimas, identificando-se falsamente e utilizando fotografias desses parentes e pessoas próximas e, em seguida, solicitam auxílio financeiro utilizando uma conversa enganosa.
As vítimas, pensando se tratarem de parentes (filhos, netos, tios, amigos próximos etc) são ludibriados pela conversa enganosa e acabam realizando transferência de valores para as contas indicadas pelos golpistas.