Nova Mutum, 26 de Dezembro de 2024

PUBLICIDADE

Prefeito Leandro e forças policiais anunciam medidas para reforçar segurança nas escolas municipais de Nova Mutum

Foto: Reprodução

Além da compra de equipamentos e ampliação das equipes de controle de acesso unidades educacionais, forças policiais aumentarão a guarda nas escolas com a nova operação Escola Segura

O prefeito Leandro Félix determinou, nesta quinta-feira, 06, que a Secretaria Municipal de Educação faça, em caráter emergencial, a compra de equipamentos para reforçar a segurança nas escolas municipais de Nova Mutum.

As medidas foram anunciadas em coletiva de imprensa no Paço Municipal, às 10h30 da manhã, pelo secretário Chefe de Gabinete, Edinaldo Nogueira, Secretária Municipal de Educação, Elena Maass, e Procurador Geral Alex Maciel, que representaram o prefeito e o vice Alcindo Uggeri na ocasião. Participaram ainda representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Câmara Municipal.

Atualmente a rede municipal de ensino mantém 17 unidades escolares e uma frota de 37 ônibus e 11 microônibus no transporte escolar. O município atende 8,3 mil alunos, que recebem kits de materiais escolares, apostilas e uniformes.

NOVOS EQUIPAMENTOS E REFORÇO NAS EQUIPES

Por parte da Administração Municipal, as medidas anunciadas são: instalação de câmeras de vídeo em todas as salas de aula, instalação de câmeras de vídeo em todos os ônibus do transporte escolar, e ampliação das equipes que integram os controles de acesso às unidades educacionais.

A Secretária Municipal de Educação, Elena Maass, lembrou as medidas de segurança que já são adotadas atualmente. “Há alguns anos nossa rede municipal de ensino já é equipada com câmeras nas entradas, corredores e pátios de todas as unidades escolares, e também nos refeitórios de todas as creches. Também já temos profissionais controladores de acesso em todas as unidades escolares. Todas as nossas escolas tem muros e portões, e no transporte escolar temos um monitor em cada ônibus”, informou.

OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA, DA PM

Edinaldo Nogueira falou ainda sobre o programa Jornada Voluntária, pelo qual a Prefeitura investe R$ 500 mil anualmente, custeando horas extras de policias militares, policiais civis e bombeiros, para reforço da atividades de segurança pública em Nova Mutum. 

“Importante informar aos pais e mães do nosso município, que não tivemos, até hoje, nenhuma ocorrência de violência ou ameaça de violência contra a nossa comunidade escolar semelhante ao que vimos em Santa Catarina e outras cidades do país. E vamos continuar trabalhando para que os pais fiquem tranquilos em deixar seus filhos nas escolas” – declarou o Chefe de Gabinete

O 1º Tenente Jonathan Correa, na coletiva representando o Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Sandro Barbosa da Silva, falou sobre a atividade de ronda escolar que já é realizada, por meio de parceria entre a PM e a Prefeitura.

“Essa ronda é feita por policias que têm horário específico de atuação dentro das escolas, ajudando no fluxo de trânsito, até mesmo na visualização de qualquer tipo de ilícito que possa acontecer na escola. E a partir de hoje estará sendo desenvolvida a nova operação Escola Segura, na qual nós estaremos ampliando e reforçando o efetivo dos policiais que estão atuando nas escolas, não apenas na entrada e saída ou no fluxo de trânsito, mas os policiais estarão adentrando as unidades escolares, part” – informou o 1º Tenente

O comandante da 5ª CIBM, Coronel Fernando Duarte, disse que os Bombeiros já atuam nas escolas na parte de treinamento contra incêndio, pânico, evacuação e primeiros socorros. “A partir de hoje o Corpo de Bombeiros vai passar a atuar de maneira ostensiva juntamente com a PM nas escolas do município, utilizando militares que vêm trabalhar neste período de folga e são remunerados pela Prefeitura”.

Também presente na coletiva, o delegado Rodrigo Rufato disse que a Polícia Civil possui na cidade de Nova Mutum um núcleo de inteligência ligado à Diretoria de Inteligência da polícia no Estado, e este núcleo tem monitorado todo o Estado para que consiga realizar a prevenção e repressão de incidentes como o de Blumenau. “Vamos auxiliar nas operações das demais forças policiais para que possamos manter a sensação de segurança que existe em Nova Mutum”, declarou Rufato.

COMPARTILHE