A Câmara Municipal de Nova Mutum realizou, nesta terça-feira (03), uma reunião solicitada por representantes das empresas de tira entulho, com o objetivo de apresentar exigências e propostas de melhoria voltadas à adequação das condições de trabalho e atendimento às demandas do setor. O encontro mediado pelo presidente da Câmara de Vereadores Lucas Badan, contou ainda com presença dos representantes da Casa Legislativa.
Entre os pontos apresentados por Adriana Lemes e Lemar Vezetiv, que pontuaram as demandas do setor, destaque para a necessidade de negociar horários diferenciados de atendimento, considerando a rotina operacional das empresas de tira entulho e, consequentemente, a necessidade de flexibilização destes recebimentos de matérias, inclusive aos finais de semana.
Atualmente, o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Os representantes também solicitaram a padronização e fiscalização do enlonamento das caçambas utilizadas no transporte de resíduos, incluindo caminhões da Prefeitura, empresas de tira entulho, veículos e carretinhas particulares. A medida tem como objetivo evitar o excesso de material transportado, reduzir riscos de acidentes e contribuir com a limpeza das vias públicas.
Durante a reunião, também foi defendida a inclusão das empresas de tira entulho no programa “Acelera Mutum”, priorizando o comércio local por meio da contratação de empresas do município. Outra demanda apresentada foi a implantação de uma plataforma, antes da entrada do aterro, para auxiliar na retirada das lonas dos caminhões de forma mais segura, atendendo às necessidades operacionais do setor, para evitar riscos aos funcionários, em especial a trabalhadores idosos, durante o descarte dos entulhos.
As propostas seguem em análise pelos parlamentares e, posteriormente para uma nova reunião com representantes do SAAE e possível encaminhamento ao Executivo Municipal.
Participaram da reunião os vereadores Altair Albuquerque (PP), Beatriz Corrêa (União Brasil), Carmem Casagrande (União Brasil), Jaiane Santos (PP), Lucas Badan Faria (União Brasil), Rafael Brignoni (PL) e Ricardo Schneider (PL).
ASCOM




