O Ministério da Defesa da Rússia afirmou no domingo (4) que repeliu uma “ofensiva em larga escala” das forças ucranianas na linha de frente na região leste de Donetsk.
O ataque no sul da região envolveu tropas ucranianas, tanques, veículos de combate de infantaria e veículos blindados de combate, segundo um comunicado do ministério.
“O objetivo do inimigo era romper nossa defesa no que eles consideram a área mais vulnerável da linha de frente. O inimigo falhou em atingir seus objetivos e não teve sucesso”, disse o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.
O relatório do Ministério da Defesa da Rússia surge em meio a especulações de que a tão esperada contraofensiva da Ucrânia, que parecia iminente há semanas, poderia ser lançada nos próximos dias.
Apesar dos sinais claros de que a contraofensiva está chegando, as autoridades ucranianas não forneceram nenhuma data específica para quando ela começará.
Donetsk e a vizinha Luhansk compõem a região de Donbas da Ucrânia, um centro industrial quando separatistas apoiados pela Rússia tomaram o controle de dois territórios e declararam repúblicas separatistas em 2014.
Pouco antes da invasão em grande escala em fevereiro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin reconheceu os dois territórios separatistas como estados independentes, ordenando o envio de tropas russas para lá, desafiando o direito internacional.
CNN BRASIL