Nova Mutum, 21 de Novembro de 2024

PUBLICIDADE

Vereadores de Nova Mutum participam da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente e se comprometem com o desenvolvimento econômico e ambiental da região

Foto: Reprodução

O vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Mutum, Altair Albuquerque, representou o presidente, José da Paixão, nesta quinta-feira (07), na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (1.ª CIMA), realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa).

O vereador Altair, foi acompanhado pelos vereadores Maciel Souza e Elenilson Tilit, o evento ocorreu na sede do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), polo do município de Sorriso.

Com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o encontro faz parte de uma das etapas mais importantes para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), pois visa eleger os delegados que representarão os municípios na etapa estadual, todas estas ações visam incentivar a participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos.

O prefeito Leandro Felix também prestigiou o evento, juntamente com representantes das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente.

Durante a conferência, os vereadores contribuíram com discussões relevantes sobre estratégias e políticas públicas que visam promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável. O vice-presidente, Altair Albuquerque, destacou a necessidade de integrar a população nas iniciativas de preservação, enquanto os vereadores, Maciel e Tilit enfatizaram a importância de fomentar parcerias entre municípios para enfrentar os desafios ambientais.

A conferência reforçou a importância da solidariedade entre os municípios no enfrentamento das mudanças climáticas, e também a necessidade de ações efetivas pela preservação do meio ambiente. As discussões e as propostas pontuadas por cada grupo técnico foram encaminhas para a Comissão Organizadora Estadual, que as debaterá na conferência estadual”, afirmou o vice-presidente, Altair Albuquerque.

A 1.ª CIMA contou com participantes das cidades de Nova Mutum, Itanhangá, São José do Rio Claro, Sinop, Vera, Claudia, Lucas do Rio Verde, Nobres, Tapurah, Ipiranga do Norte, União do Sul, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Santa Carmen, Novo São Joaquim, a capital Cuiabá e a cidade anfitriã do evento, Sorriso, juntos compartilharam experiências e soluções inovadoras que impactam de forma positiva na preservação do meio ambiente.

No final do evento, foram apresentados os 22 delegados escolhidos para participar da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. Dentre eles, destacam-se quatro representantes de Nova Mutum: as servidoras públicas Laídes e Margarida, a colaboradora da Empresa Excelência, Ana Guedes, e Tânia Niclote, representante do Movimento Nacional das ODS em Nova Mutum .

São estes os cinco eixos temáticos que nortearam os debates:

1. Mitigação: Redução de emissões nos setores de agricultura, energia, indústria, transporte e florestas.

2. Adaptação e Preparação para Desastres: Estratégias para enfrentar e minimizar os danos das mudanças climáticas.

3. Justiça Climática: Superação de desigualdades, incluindo questões de gênero, racismo ambiental e direitos das crianças e dos idosos.

4. Transformação Ecológica: Inovações em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e transição para uma economia de baixo carbono.

5. Governança e Educação Ambiental: Fomento a valores socioambientais e ao controle social.

ELISSA NEVES

COMPARTILHE