Nova Mutum, 15 de Julho de 2025

PUBLICIDADE

Vereadores de Nova Mutum recebem manifestantes e encerram semestre legislativo com balanço de atividades

Foto: Reprodução

Na noite desta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Nova Mutum realizou a 22ª sessão ordinária do ano legislativo de 2025. Com o plenário lotado, o encontro marcou o encerramento das atividades parlamentares do primeiro semestre. A partir do dia 18, os vereadores entram em recesso parlamentar, que segue até o dia 31 de julho.

Durante a abertura da sessão, o presidente da Casa, vereador Lucas Badan Faria (União Brasil), avaliou positivamente o desempenho do Legislativo nos primeiros seis meses do ano.

Tivemos um semestre de muito diálogo e entregas importantes para a população. No segundo semestre, teremos grandes desafios, como a votação do orçamento de 2026, a retomada do projeto Câmara Itinerante — com a primeira edição já confirmada para o distrito do Pontal do Marape —, além da revisão da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno desta Casa, afirmou.

Sem projetos de lei para votação, a sessão concentrou-se na apreciação de 10 indicações apresentadas por parlamentares de diferentes bancadas. Entre os temas abordados, estiveram pautas ligadas ao esporte, segurança nas escolas, infraestrutura rural e serviços públicos.

A vereadora Jaiane Santos (PP), por meio da Indicação nº 179/2025, sugeriu ao Executivo a ampliação de modalidades esportivas adaptadas à terceira idade, buscando promover inclusão e qualidade de vida à população idosa.

Já o vereador Maciel Sousa (Republicanos), com coautoria de Altair Albuquerque (PP) e Carmem Casagrande (União Brasil), apresentou a Indicação nº 180/2025, solicitando a destinação de uma área rural para projetos de agricultura familiar. O objetivo é fomentar a produção local de hortaliças, frutas e proteína animal.

Preocupado com a segurança viária, Baguncinha (PP), em parceria com Beatriz Corrêa M. Kohler (União Brasil), propôs, pela Indicação nº 181/2025, um estudo técnico para instalação de quebra-molas na Rua dos Flamboyants, no bairro Palmeiras. No mesmo tema, Ricardo Schneider (PL) recomendou, pela Indicação nº 182/2025, a conclusão das obras de redutores de velocidade já iniciadas no município.

Na área ambiental, Rafael Brignoni (PL), por meio da Indicação nº 183/2025, pediu que a coleta de lixo seja estendida à estrada que dá acesso à Chácara Cavaletti, na zona rural. Bia Kohler (União Brasil), autora da Indicação nº 184/2025, apontou melhorias na BR-163, incluindo a instalação de uma escada na passarela próxima à Indústria Excelência e a realização de estudo técnico para novas rotatórias no perímetro urbano.

Na Indicação nº 185/2025, Altair Albuquerque (PP) solicitou o cascalhamento e alargamento da estrada vicinal que liga a Avenida das Arapongas à Toca da Onça. Em outro ponto, Anderson Mantovan (União Brasil) e Ricardo Schneider (PL) apresentaram a Indicação nº 186/2025, sugerindo rondas constantes para coibir o descarte irregular de lixo e criação de um banco de dados de infratores.

Lucas Badan Faria (União Brasil), com coautoria dos vereadores Maciel Sousa (Republicanos) e José da Paixão (União Brasil), destacou na Indicação nº 187/2025 a necessidade de parceria com a Polícia Militar para treinamentos contra ameaças em escolas e criação de plano de evacuação.

Por fim, a Indicação nº 188/2025, assinada por todo o plenário, defendeu o aumento real no benefício do vale-alimentação dos servidores públicos municipais.

Durante a sessão, o defensor público João Vicente Nunes Leal também usou a tribuna para divulgar o projeto “Meu Pai Tem Nome”, da Defensoria Pública Estadual. Ao fim, o presidente Lucas Badan concedeu 10 minutos a cada vereador para um balanço semestral de seus mandatos.

Servidores públicos marcaram presença reivindicando melhorias salariais, como o pagamento de insalubridade em 40%, nos moldes da iniciativa privada e também cobraram celeridade e transparência, quanto ao andamento da Comissão Parlamentar Processante (CPP), que têm na composição os vereadores Ricardo, Jaiane e Baguncinha. Após a sessão, os servidores e manifestantes foram atendidos pelo presidente Lucas e por alguns parlamentares, que ainda estavam no plenário.

RODRIGO CAETANO

ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATSAPP  E RECEBA INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL (CLIQUE AQUI)

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS FACEBOOK | INSTAGRAM

COMPARTILHE

VEJA TAMBÉM