Diretores da Unidade Regional se reúnem com vereadores para debater demanda por novos cursos e propor melhorias para Unemat-Nova Mutum

CÂMARA DE NOVA MUTUM

Os diretores regionais da Universidade de Mato Grosso, estiveram na manhã desta quarta-feira (31), em reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mutum, José da Paixão e os vereadores Lurdes Costa Marques, Vera Grodzicki, Osmar Isoton e Beatriz Matos Kohler.

O encontro, realizado a pedido do diretor local da Unemat, professor Agilson Poquiviqui, e que contou com a participação dos diretores das unidades de: Alta Floresta, professora Ivone Vieira da Silva, de Alto Araguaia, professores Caio Cesar Enside de Abreu e Tiago Pereira Dantas, de Barra do Bugres, professor Fernando Selleri Silva, de Cáceres, professora Rinalda Bezerra Carlos, de Colíder, professor Marcelo Leandro Holzschuh, de Diamantino, professor André Luis Reis Ribeiro, de Juara, professor Jairo Luiz Falcão Fleck, de Luciara, professor Heitor Marcos Kirsch, de Sinop, professor Júlio César Beltrame Benatti e de Tangará da Serra, professor Ariel Lopes Torres, teve como objetivo a apresentação dos representantes de cada unidade aos membros do Poder Legislativo do município, bem como a busca por melhorias para Unemat de Nova Mutum.

 Somos uma só universidade, com demandas e realidades diferentes. Precisamos do poder público se quisermos alcançar uma educação mais ampla e com patamares educacionais mais altos, conforme nossa cidade merece” destacou Agilson Poquiviqui, diretor da Unemat local.

A aplicação de melhorias para as universidades e a demanda por novos cursos também nortearam os debates, em particular para o Campus de Nova Mutum, em que gestores e parlamentares salientaram a necessidade de esforços conjuntos, voltados ao favorecimento do processo educacional local.

Por ocasião da reunião, temas relevantes como: inovação por meio do Parque Tecnológico, enfrentamento à possíveis crises na educação, favorecimento aos estudantes de baixa renda, atendimentos pela faculdade pública às demandas da comunidade, mão de obra local e políticas de incentivos para que estudantes retornem ou permaneçam no município após formados, também foram destacados por gestores e vereadores.

 Incentivar profissionais de fora é importante, porém, é preciso continuar avançando para ofertar cursos e estrutura educacional, que estimulem estes estudantes e futuros profissionais a contribuírem com o município. Investimentos assim, são de grande valia para o fortalecimento do mercado profissional e para o crescimento do município” destacou o presidente, José da Paixão.

Fechando o encontro, diretores e parlamentares destacaram que é preciso pensar a universidade como algo que precisa do apoio constante da sociedade, com apresentação de medidas que atendam as necessidade globais das unidades, na qualidade e não somente na quantidade de cursos ofertados, na diversificação do ensino com a oferta de pós-graduação, na formação profissional que impactará na excelência do futuro professor, nos recursos necessários para implantação de novos cursos e as demandas reais do mercado, nos impactos gerados pela oferta destes novos cursos, custo de vida do município e, consequentemente, nos impactos para a comunidade estudantil.

E sobretudo, nas ações por meio da parceria Legislativo/Executivo, na busca por recursos tão necessários para a manutenção destas e tantas outras necessidades que venham a se apresentar. Agradecendo o acolhimento por parte dos parlamentares, os representantes das onze universidades (de um total de treze no estado), e que contribuíram com o intercâmbio de informações, finalizaram o encontro com a perspectiva da chegada de três novos cursos ao Campus de Nova Mutum, que em breve será anunciado oficialmente a comunidade.

ASCOM/NM

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *