Vereador Maciel solicita tratamento de crianças com deformidade congênita no pé pela rede pública de saúde do município de Nova Mutum

CÂMARA DE NOVA MUTUM

Pensando nas dificuldades enfrentadas por crianças acometidas por deformidades congênitas, conhecida como Pé torto congênito (PTC) ou tecnicamente nomeada de talipes equinovarus congênito, o vereador Maciel Sousa indicou ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a necessidade de implantar o tratamento pelo Método de Ponseti, através do serviço público de saúde.

O problema, que acomete um em cada 1000 nascidos vivos, embora considerada a deformidade ortopédica mais comum, se apresenta ainda como um desafio para ortopedistas, necessitando de um tratamento intensivo, mas que a partir do tratamento adequado, torna possível a reversão do quadro.

 Estamos apresentando este pedido, pois entendemos a preocupação de pais com crianças que nasceram com esse problema, sobretudo, porque estes pais recebem de imediato a informação que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, de preferência nas primeiras semanas de vida. Por isso, a urgência em dar atendimento a esta demanda”. defendeu o parlamentar.

Difundido mundialmente o Método de Ponseti, consiste em manipulações e imobilizações seriadas e tenotomia do tendão de Aquiles (pequena cirurgia de tendão), para obter a correção das deformidades do pé torto congênito. Após a tenotomia, é usada uma órtese para manter a correção obtida e evitar sua recidiva (recorrência).

Acontece, que o tratamento ainda não é disponibilizado na rede pública de saúde do município, o que acaba aumentando as dificuldades destas crianças que apresentam o problema no nosso município, pontuou ainda, o vereador Maciel, na indicação de sua autoria.

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *