Nova Mutum, 12 de Dezembro de 2024

PUBLICIDADE

Vereador Maciel solicita tratamento de crianças com deformidade congênita no pé pela rede pública de saúde do município de Nova Mutum

Foto: Reprodução

Pensando nas dificuldades enfrentadas por crianças acometidas por deformidades congênitas, conhecida como Pé torto congênito (PTC) ou tecnicamente nomeada de talipes equinovarus congênito, o vereador Maciel Sousa indicou ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a necessidade de implantar o tratamento pelo Método de Ponseti, através do serviço público de saúde.

O problema, que acomete um em cada 1000 nascidos vivos, embora considerada a deformidade ortopédica mais comum, se apresenta ainda como um desafio para ortopedistas, necessitando de um tratamento intensivo, mas que a partir do tratamento adequado, torna possível a reversão do quadro.

 Estamos apresentando este pedido, pois entendemos a preocupação de pais com crianças que nasceram com esse problema, sobretudo, porque estes pais recebem de imediato a informação que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, de preferência nas primeiras semanas de vida. Por isso, a urgência em dar atendimento a esta demanda”. defendeu o parlamentar.

Difundido mundialmente o Método de Ponseti, consiste em manipulações e imobilizações seriadas e tenotomia do tendão de Aquiles (pequena cirurgia de tendão), para obter a correção das deformidades do pé torto congênito. Após a tenotomia, é usada uma órtese para manter a correção obtida e evitar sua recidiva (recorrência).

Acontece, que o tratamento ainda não é disponibilizado na rede pública de saúde do município, o que acaba aumentando as dificuldades destas crianças que apresentam o problema no nosso município, pontuou ainda, o vereador Maciel, na indicação de sua autoria.

COMPARTILHE