O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou esta quarta-feira que o país está a ser alvo de uma “mobilização irregular” de algumas forças militares que estão concentradas na capital La Paz.

Numa publicação na rede social X, o presidente da Bolívia apela ao respeito pela democracia.
Na mesma rede social, o ex-presidente do país, Evo Morales, vai mais longe e diz que está em curso um “golpe de Estado”, apelando a uma “mobilização nacional” para “defender a democracia”.
“Apelamos a uma mobilização nacional para defender a democracia face ao golpe de Estado liderado pelo General Zuñiga. Declaramos greve geral e bloqueio de estradas por tempo indeterminado. Não permitiremos que as Forças Armadas violem a democracia e intimidem o povo”, escreveu Evo Morales.
Citado pela agência de notícias Efe, o comandante do exército, Juan José Zúñiga, ameaça “tomar” a sede do poder executivo.
Nas últimas horas, vários vídeos estão a ser partilhados nas redes sociais que mostram uma mobilização militar nas ruas da Bolívia, algumas delas divulgadas pelo jornalista Eduardo Menoni.
🚨| ÚLTIMA HORA: Militares bolivianos se alzan y dan golpe de estado contra el gobierno socialista de Luis Arce. Los militares se cansaron del comunismo y el crimen. Tiemblan los comunistas en Bolivia y la región. 🇧🇴 ¿Apoyas este movimiento militar contra la izquierda en Bolivia? pic.twitter.com/ezodWgiuos
— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) June 26, 2024
CNN PORTUGAL